Estátua de Afonso Henriques inaugurada em Zamora

A nova representação de D. Afonso Henriques já foi inaugurada em Zamora, podendo ser apreciada nos jardins da Fundación Rei Afonso Henriques.

A iniciativa começou a ganhar forma no final do ano passado por ocasião da visita a Guimarães do Secretário Geral da Fundación Rei Afonso Henriques, sediada naquela cidade espanhola, tendo a inauguração ocorrido no passado sábado.

A estátua é uma obra dos vimaranenses Abel Cardoso, arquitecto e do escultor Dinis Ribeiro.

"Conhecido em Espanha como Alfonso I de Portugal, o rei se mostra na sua puberdade, com a espada da sua nomeação como cavaleiro em Zamora, em uma obra de arte figurativa que cativa. A escultura com 6 metros de altura e quinze toneladas de peso foi doada pela Grande Ordem Alfonsina, associação cultural de Guimarães que lhe dá o seu apoio", refere a Fundación numa publicação na rede social Facebook, explicando que a peça permite apreciar os traços do seu rosto e juba", convidando "a interpretação de cada um que a observa".

"Para sua criação, foi usado granito de São Torcato, lugar mítico da reconquista cristã na península, e pedra de mármore que a sul de Portugal faz referência, assim como granito negro Angola, pela diáspora portuguesa".

"A escultura foi instalada nos jardins da Fundação Rei Afonso Henriques, em Zamora, cidade que o nomeou cavaleiro, em homenagem à figura do rei fundador de Portugal, que será sempre lembrado pelo seu valor e sua inteligência", acrescenta a publicação.

Fotos: Facebook da Fundación Rei Afonso Henriques

 

Marcações: D. Afonso Henriques, estátua, Fundación Rei Afonso Henriques

Imprimir Email