«Passo do Carmo» reabre esta segunda-feira após obras de conservação e restauro

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos promove esta segunda-feira, 20 de Março, a reabertura solene do “Passo da Paixão de Cristo”, situado no Largo Martins Sarmento, em Guimarães. A cerimónia está marcada para as 11h00.

A cerimónia, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal para além de muitas outras entidades, assinalará a reabertura do “Passo do Carmo” após importantes e aturados trabalhos de conservação e restauro desta importante peça patrimonial, sinal vivo da pujança do Barroco em Guimarães.

"Cumprem-se 297 anos desde que esta Real Irmandade decidiu construir sete oratórios evocativos dos sete passos da Paixão, e igualmente cumpre-se o dever de salvaguarda e preservação de tão icónico monumento", refere a Instituição.

Num estudo intitulado «Os Passos de Guimarães», elaborado para a Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património, a investigadora Manuela de Alcântara Santos documenta a origem deste património material e imaterial importante pela carga histórico-cultural que comportam. "Durante séculos modelaram o quotidiano vimaranense, e ainda hoje os que restam imprimem, na fisionomia do centro histórico, uma marca individualizadora que a enriquece. E continua a ser possível seguir uma Via Sacra reduzida, partindo do Passo do Largo República do Brasil (Jesus cai sob o peso da Cruz), seguindo pelo Largo da Senhora da Guia (Jesus encontra sua Mãe), subindo a Rua de Santa Maria (Jesus cai pela segunda vez) até junto da Igreja do Carmo (Jesus consola as mulheres de Jerusalém) e terminando no Largo João Franco ou da Misericórdia (Jesus é despojado das vestes).

Marcações: Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Imprimir Email