Irmandade da Senhora da Lapinha assinala Imaculada Conceição com exposição de ex-votos

A Irmandade da Senhora da Lapinha celebra esta quinta-feira - 8 de Dezembro - a Imaculada Conceição, com realização de uma eucaristia de manhã (10h00), a plantação de uma árvore (15h00) para assinalar as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Lisboa, em Agosto de 2023, seguida da inauguração de uma exposição. 

Em declarações ao Grupo Santiago, a juíza da Irmandade justificou que a iniciativa tem uma componente religiosa e uma dimensão cultural. "Queremos partilhar com a comunidade a identidade que está associada ao culto, ao lugar da Lapinha, na freguesia de Calvos, onde foi construído o actual Santuário, para que as pessoas possam compreender a sua evolução ao longo dos tempos", afirmou Fátima Carvalho Dias.

Na exposição "Lapinha: território, devoção e mito", a Irmandade vai mostrar parte do seu espólio de ex-votos, sendo uma oportunidade para apreciar as peças de ourivesaria oferecidas à Senhora pelos seus devotos. "São as peças que escaparam ao leilão que se fazia e que estão à guarda da Arquidiocese. São brincos, anéis, fios em ouro, alianças e cordões", explicou a responsável.

No âmbito do programa, ao final da tarde, às 17h30, será realizada uma procissão em honra de Nossa Senhora.

Marcações: Irmandade da Senhora da Lapinha, Imaculada Conceição

Imprimir Email