Contextile 2022: contagem decrescente para a 6ª edição da bienal

images/fotoarquivo/2018/cultura/contextille_2022_1.jpeg

A partir de 3 de Setembro e até 30 de Outubro, decorrerá em Guimarães a Contextile 2022 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. A mostra ocupará vários espaços culturais e áreas públicas da cidade de Guimarães, tendo por referência a Exposição Internacional no Centro Cultural Vila Flor.

Na bienal estarão patentes 50 obras, de 50 artistas, de um total de 1.250 com 1.500 obras de 75 países que responderam à open call e ao desafio colocado pela Contextile 2022: «Re-make / Re-fazer».

A 6ª edição da Contextile, que celebra 10 anos de existência e evoca também os 10 anos da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, que projectou a Bienal como referência internacional no âmbito da arte têxtil contemporânea, também terá a intervenção artística em espaço público do reconhecido artista ganês Ibrahim Mahama, bem como a exposição «O têxtil na arte portuguesa», que contempla obras de 10 artistas que incluíram o têxtil nas suas práticas artísticas, como Ana Vieira, António Barros, Eduardo Nery, Gisella Santi, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, José de Guimarães, Leonor Antunes, Lourdes Castro e Margarida Reis.
Paralelamente, decorrerão as exposições IMAGINE! - Temporada Cruzada – Guimarães / Clermont-Ferrand (Portugal - França) integradas na Contextile 2022, numa edição que tem a Noruega como país convidado, através do NTK – Norwegian Textile Artists Association, ao promover a exposição de arte têxtil norueguesa com obras de 12 artistas.
Residências Artísticas, Emergências, Ensino Artístico e Criação Têxtil, Workshops e Textile Talks completam esta Contextile 2022, que mais uma vez entrelaçará a tradição e inovação no têxtil com a cultura e a criatividade, sublinhando a importante marca identitária que tem deixado desde 2012, aquando da Capital Europeia da Cultura, e projectando Guimarães como Território de Cultura Têxtil.

A Contextile 2022 conta, mais uma vez, com a parceria institucional do Município de Guimarães e o apoio da DGArtes | Ministério da Cultura, aos quais se juntam, entre outras, as parcerias com a ATP – Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, ASM – Associação Selectiva Moda, entre outras empresas têxteis da região, que representam o tecido empresarial têxtil e para a qual a Contextile é a sua razão de ser.

Marcações: Contextile 2022

Imprimir Email