Citânia de Briteiros recuperada
A Citânia de Briteiros vai ser recuperada. Uma recuperação do espaço arqueológico que contempla também a melhoria das condições de atendimento aos visitantes, com a criação de um espaço, onde será instalado um salão de chá. A Citânia de Briteiros vai ser recuperada. Finalmente, a candidatura apresentada pela Sociedade Martins Sarmento foi contemplada com verbas do III Quadro Comunitário de Apoio.Além da 2ª fase da beneficiação da Citânia, o projecto prevê a remodelação da casa do guarda, como revela o Presidente da Sociedade Martins Sarmento.
A melhoria das condições de acolhimento para os visitantes da Citânia de Briteiros há muito que estava a ser perseguida pela Sociedade Martins Sarmento. Anteriormente, a remodelação da casa do guarda chegou mesmo a ser chumbada pelo IPPAR.
Por isso, surgiu a proposta mais arrojada feita em colaboração com os técnicos do Instituto Português do Património Arquitectónico. A casa de acolhimento dos visitantes na Citânia de Briteiros vai ser construída em vidro e com uma área onde vai ser instalado um salão de chá. A par desta intervenção será restaurada o extensa zona arqueológica da Citânia.
A candidatura ronda os 130 mil contos, estando já assegurado o financiamento em 75 por cento pelos fundos comunitários.
Marcações: Cultura