Guimarães acolhe Jornadas sobre «A Gripe Espanhola de 1918»
A Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património, em colaboração com o CITCEM/UPorto, a Associação de Demografia Histórica, a Associação Portuguesa de Demografia e a Sociedade Martins Sarmento, organiza as Jornadas de Populações e Saúde, sobre o tema «A Gripe Espanhola de 1918», que decorrerão hoje e amanhã, na Sociedade Martins Sarmento.
Nestes dois dias, investigadores nacionais e estrangeiros vão apresentar o resultado das suas pesquisas sobre a "pandemia da gripe espanhola" que irrompe no ano em que termina a Iª Grande Guerra Mundial, em 1918, num contexto de graves dificuldades económicas e sociais.
O impacto que teve sobre a mortalidade - calcula-se que entre 1918 e 1919 terá provocado a morte a cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo - ainda hoje constitui uma marca indelével no imaginário coletivo.
Segundo a organização, o objetivo ao propor a realização destas jornadas é aprofundar o conhecimento sobre esta pandemia em diversas perspectivas, desde a Demografia à História da Saúde, abordando temas como: níveis de mortalidade, padrões de transmissão, respostas políticas, medidas sanitárias, impactos sociais e económicos.