DOMINGOS BRAGANÇA: «Visita ao adarve da Muralha vai ser novo atractivo turístico de Guimarães»

O Presidente da Câmara de Guimarães considera que a criação de um percurso pedonal, permitindo a visita ao adarve da Muralha, visível na Avenida Alberto Sampaio, vai ser um novo atractivo turístico do Centro Histórico de Guimarães.

O procedimento concursal para o início desta obra foi lançado, podendo a intervenção necessária ter início no final do primeiro semestre deste ano. "Vai ser um atractivo turístico com muita força", referiu Domingos Bragança, no final da reunião do Executivo, indicando que permitirá aos visitantes conhecer um elemento patrimonial de grande importância para a compreensão da evolução urbana de Guimarães. "Será também uma nova experiência", observou, adiantando que espera que o novo atractivo fique visitável no final deste ano.

"Lançado o procedimento concursal, em meados do ano será possível iniciar a obra para no final do ano esteja concluída", perspectivou, realçando que será possível "percorrer a muralha, entre o acesso ao parque de viaturas existente no edifício da Câmara Municipal e a cerca do Museu de Alberto Sampaio.

Nesta fase, a Autarquia avança com o percurso pedonal no adarve, estando ainda a decorrer diligências para a concretização do projecto complementar que permitirá a visita igualmente à torre da Alfândega, onde está a inscrição «Aqui Nasceu Portugal». 

"O projecto está a ser revisto para ser melhorado. Estamos também com o processo burocrático a decorrer, de registo de propriedade da Câmara Municipal, e quando esse procedimento estiver concluído - espero que em breve-, ficamos em condições de lançar o concurso. Na minha previsão, no segundo trimestre deste ano, lançaremos a concurso o projecto da torre da Alfândega, com requalificação do seu interior", disse Domingos Bragança.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email