Centro Internacional das Artes José de Guimarães recebe 300 mil euros do Ministério da Cultura
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães ? Plataforma das Artes e Criatividade recebeu, do Ministério da Cultura, uma transferência de 300 mil euros de apoio à sua actividade de 2017.O anúncio foi feito pela Câmara Municipal e respeita ao entendimento alcançado com a tutela para o financiamento do equipamento edificado para a Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
A verba transferida diz respeito ao reforço da comunicação, educação e mediação cultural e à integração do CIAJG no projecto PARALLEL – European Photo Based Platform, actividades já iniciadas durante o ano de 2017.
A Câmara recorda que reclamava este apoio desde 2012, insistindo no tratamento proporcionalmente igualitário entre as três ex-Capitais Europeias da Cultura portuguesas e os equipamentos delas resultantes. Esta é uma solução temporária que foi prometida pelo Ministério da Cultura, pela voz do seu responsável, Luís Filipe Castro Mendes.
"A Câmara Municipal de Guimarães congratula-se por este primeiro passo, que se traduz no primeiro apoio recebido por um governo nos últimos 5 anos. O executivo continuará a pugnar por uma solução de enquadramento mais definitivo, e proporcionalmente coerente com os apoios dados em sede de Orçamento de Estado ao Centro Cultural de Belém e Casa da Música do Porto", lê-se no documento emitido pelo Município.
Marcações: Cultura