Festival Internacional de Guitarra de Guimarães começa esta sexta-feira

Tem início esta sexta-feira a quarta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães.

Na quarta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, aos concertos, masterclasses, conferências e concurso internacional de guitarra, junta-se uma nova componente, a ‘Eurostrings Young Stars’. O objectivo é promover guitarristas clássicos emergentes, bem como dar a oportunidade a jovens que queiram dar os primeiros acordes. 
 

“Geralmente, a oferta formativa neste tipo de eventos é fortemente centrada em estudantes do ensino artístico especializado. É nosso objectivo fugir à regra e atingir um público mais vasto, possibilitando a todos a sua primeira experiência com a guitarra”, refere o director artístico Nuno Cachada.
 
A iniciativa que decorre até 14 de Janeiro em espaços emblemáticos da Cidade está definitivamente inscrita na rota europeia através da EuroStrings, a primeira plataforma europeia no sector de guitarra clássica que junta festivais promovidos nas mais diferentes latitudes.
 
“Esta plataforma, da qual nos honramos de fazer parte, vai permitir não só solidificar a actividade formativa que temos vindo a realizar ao longo de todas as edições deste festival, como também abrir portas internacionais aos nossos participantes”,  refere o director artístico Nuno Cachada.      
 
Promovido pela Sociedade Musical de Guimarães - Conservatório de Guimarães, com o apoio do Município de Guimarães e do Programa Europa Criativa da União Europeia, o Festival decorrerá em vários espaços emblemáticos da cidade de Guimarães, nomeadamente no Conservatório de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e Criatividade, na Universidade de Minho, bem como na Associação Comercial e Industrial de Guimarães.   
 
Confirmada a presença de mais de uma dezena guitarristas e pedagogos de renome internacional, oriundos de países de vários continentes, e com mais concertos e masterclasses, o evento continua a apostar na componente formativa, reforçando-se este ano graças ao apoio da EuroStrings – European Guitar Festival Collaborative, uma plataforma, co-financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, que atribui para o período de quatro anos dois milhões de euros a 14 festivais europeus.
 
Judicaël Perroy (França/EUA), Dejan Ivanovi? (Bósnia-Herzegovina/Croácia/Portugal), Mak Grgi? (Eslóvenia/EUA), Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai), André Madeira (Portugal), Nicola Montella (Itália), Dmytro Omelchak (Ucrânia), Vedran Vujica (Bósnia-Herzegovina), Andrea Roberto(Itália), Péter Girán (Hungria), Antero Pellikka (Finlândia) e Márcio Silva (Portugal)  são os 12 renomados instrumentistas de guitarra clássica que compõem mais um IV FIGG 2017
 
O Festival mantém o Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”, cuja última categoria, a ‘G’, dá acesso a uma grande finalíssima entre os 14 festivais apoiados pela EuroStrings – European Guitar Festival Collaborative. A primeira prova realiza-se em Guimarães e a grande final será em Abril em Zagreb, capital da Croácia. 

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email