Presépio de papel em exposição na Capela de Santo António na Rua da Arcela
Na Capela de Santo António da Arcela pode ser apreciado um presépio de papel. Trata-se de um trabalho de Adelaide Braga, uma professora vimaranense aposentada, natural daquele lugar da freguesia de Azurém.Do tempo da docência vem o jeito e o gosto pelos trabalhos manuais. A necessidade de encontrar "soluções económicas" para desenvolver trabalhos com os alunos, levaram-na a aprender a recorrer à farinha e papel para os mais variados fins. A necessidade aguçou o engenho e, já na reforma, nunca deixou de "fazer bonecos".
A ideia de fazer um presépio foi dada por uma irmã de Adelaide Braga. "Ela nem sabia que deste meu passatempo". A verdade é que a ideia funcionou como um desafio e Adelaide resolveu «meter mãos à obra». Depois de confeccionar as figuras típicas do presépio, faltava encontrar o local para a exposição. Foi então que surgiu a ideia de a realizar na Capela de Santo António da Arcela, "onde eu nasci e cresci". Da ideia à prática foi um curto compasso de tempo. Fez-se o anúncio e realizou-se uma sessão de inauguração.
"Foi uma simples mas interessante sessão cultural, realizada no passado dia 1, com poesia e cânticos", recorda Adelaide Braga.
A exposição do presépio em papel na Capela de Santo António da Arcela pode ser apreciada até 7 de Janeiro.
Marcações: Cultura