Igreja Românica de Serzedelo reabilitada no próximo ano
A Igreja Românica de Serzedelo vai ser reabilitada no próximo ano.O anúncio foi feito na cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Direcção Regional de Cultura do Norte, em representação do Ministério da Cultura, e a Fundação Iberdrola.
O protocolo que é uma Adenda ao Protocolo de Cooperação no âmbito da execução do Plano Românico-Atlântico 2015-2018, tem como objectivo proceder a uma intervenção de conservação e reforço estrutural da Igreja Românica de Serzedelo.
A Iberdrola comparticipa o projecto com 40 mil euros, competindo à Câmara de Guimarães completar a verba necessária para suportar um orçamento estimado em cerca de 120 mil euros.
Ramon Sanchez, da Iberdrola, salientou a importância de um projecto de parceria que junta entidades públicas e privadas na promoção da cultura e do turismo do Norte de Portugal e Castela e Leão.
Por seu turno, o Director Regional de Cultura do Norte, António Ponte, sublinhou que o importante apoio de mecenato da Iberdrola, tem permitido cumprir projectos de recuperação e promoção de património cultural.
Na cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães anunciou que também no próximo ano vai ser lançada a obra de recuperação da Ponte do Soeiro, em Serzedelo.
Domingos Bragança afirmou que a Direcção Regional de Cultura do Norte já aprovou o projecto, preparando-se o Município vimaranense proceder ao lançamento do respectivo concurso no início do próximo ano, esperando que ainda em 2018 seja concluída a intervenção.
"Trata-se também neste caso de um património nacional mas a Câmara assumirá a intervenção porque não podemos deixar perder património edificado", sublinhou o Edil.
Marcações: Cultura