Pedro Emanuel Pereira este sábado no concerto da Orquestra de Guimarães

A Orquestra de Guimarães apresenta este sábado o resultado da sua quarta residência artística deste ano, com um concerto no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30.

Dirigida pelo maestro Vítor Matos, a Orquestra de Guimarães contará com a participação do solista Pedro Emanuel Pereira, pianista vimaranense que deixou boa memória na sua última atuação, ao interpretar uma versão inédita do hino de Guimarães.

Neste concerto, serão apresentadas duas obras do repertório clássico, da autoria de Joseph Haydn e L. V. Beethoven, respetivamente a Sinfonia nº 99, em Mi bemol maior e o Concerto para piano nº 3, em Dó menor, Opus 37.

De Joseph Haydn, a Sinfonia nº 99, em Mi bemol maior, é a sétima das doze sinfonias que constituem as chamadas Sinfonias de Londres. A obra estreou em finais do séc. XVIII e foi dirigida pelo próprio Haydn, um dos compositores mais importantes o Período Clássico.

De L. V. Beethoven, será apresentado o Concerto para piano nº 3, em Dó menor, Opus 37, contando com a prestação do pianista Pedro Emanuel Pereira. Este concerto, do início do séc. XIX, é considerado o primeiro concerto de Beethoven a possuir características sinfónicas e foi dedicado ao príncipe Luís Fernando da Prússia.

A Orquestra de Guimarães é um projecto cultural criado pela Câmara Municipal cujos objetivos são a integração e potenciação do talento de artistas da região, proporcionando-lhes o contacto com a prática musical orquestral sinfónica, e a fidelização de públicos, aumentando o conhecimento e consumo da música de base erudita.

Marcações: Cultura

Imprimir Email