142 investigadores participam em Guimarães no Congresso Internacional «As Cidades na História»
Começam esta quarta-feira os trabalhos da segunda edição do Congresso Internacional «As Cidades na História» , subordinado ao tema «Sociedade». Até sexta-feira, no Centro Cultural de Vila Flor, 142 investigadores provenientes de diferentes países do Mundo vão reflectir e apresentar o resultado das suas investigações sobre a "a cidade no mundo antigo, na época medieval, moderna, industrial e, finalmente, a cidade da época actual".Depois dos trabalhos do primeiro Congresso realizado há cinco anos terem versado sobre a temática «População», nesta segunda edição a proposta aponta para a criação de um espaço de reflexão internacional sobre "a cidade e, em particular, o tema da sociedade", justificou o Secretário-Geral do Congresso internacional, Antero Ferreira, ao sublinhar que o evento constitui uma "oportunidade de encontro e partilha de experiências".
"A divulgação foi feita através das diversas redes de investigação disciplinares para tentar atrair congressistas de diferentes zonas do mundo. Tivemos 120 comunicações e 142 congressistas inscritos, com uma variedade regional que toca os diferentes continentes, o que nos surpreende e agrada, porque mostra que estamos a conseguir tornar Guimarães uma referência como centro de investigação na área das Cidades", adiantou o Secretário-geral. acrescentando que muitos dos participantes estiveram presentes já na primeira edição.
Os trabalhos do Congresso começam esta quarta-feira, com a sessão de abertura marcada para as 10h30, sendo as conferências inaugurais proferidas por Diego Ramiro Fariñas e Maria Norberta Amorim. No vasto programa, merece destaque amanhã, às 17h00, a realização de uma mesa redonda com a presença de Andreu Domingo, Maria Manuel Oliveira e Álvaro Domingues, no grande auditório do CCVF.
Marcações: Cultura