Exposição da Muralha convida a explorar o verde de Guimarães nas imagens preto e branco

O programa oficial das Festas da Cidade e Gualterianas abriu com a inauguração da exposição «O verde a preto e branco», organizada pela Muralha - Associação de Defesa de Património de Guimarães. A mostra está patente no GuimarãeShopping.

Ontem ao final da tarde, num espaço situado na Praça da Alimentação do Gdezenas de pessoas participaram na cerimónia inaugural da iniciativa que, mais uma vez, consegue surpreender pelas panorâmicas que oferece em imagens a preto e branco e em que impõem na imaginação os tons de verde .

Para o Presidente da Direcção da Muralha, "é uma honra" para a instituição organizar a exposição que abre o programa das Festas da Cidade. "Fazer de Guimarães capital verde europeia é um desígnio comunitário", disse, ao justificar o desafio lançado para a edição deste ano. "Olhamos para o nosso espólio e nas imagens a preto e branco procuramos o verde, aquilo que estivesse relacionado com as nossas praças, com a organização do território, com a alteração da paisagem", acrescentou Rui Vitor Costa, admitindo que o resultado apresenta "imagens que provocam algum remorso porque fizeram-se coisas que nunca se deviam ter feito".

O dirigente da Instituição convida a população a visitar a exposição e a explorar as panorâmicas apresentadas. "Para sabermos perspectivar o futuro, precisamos de perceber a força que o homem tem sobre a natureza e como é também necessário respeitá-la. Esta exposição tende a causar uma reflexão sobre aquilo que fomos e para onde é que queremos ir. Esperamos dar esse contributo à comunidade e que Guimarães consiga ser Capital Verde Europeia como deseja", afirmou Rui Vitor Costa.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email