Exposição da Muralha «O Verde a Preto e Branco» abre programa das Festas da Cidade e Gualterianas

Começa esta quinta-feira o programa das Festas da Cidade e Gualterianas com a inauguração, às 18h00, da exposição «O Verde a Preto e Branco». A mostra reúne fotografias da colecção da Muralha - Associação de Defesa de Património de Guimarães.

A mostra sob a designação de «Para Além das Panorâmicas» ficará patente no GuimarâeShopping onde poderá ser apreciada até 3 de Novembro. «O Verde a Preto e Branco» apresenta fotografias seleccionadas do vasto espólio das imagens da Colecção, procurando mostrar a paisagem de Guimarães e dos seus locais emblemáticos nas primeiras décadas do século XX, o desenvolvimento do espaço urbano e a sua ligação com os elementos naturais e a relação do homem com a natureza.

Na linha conceptual das exposições anteriores – O Trabalho (2014), A Celebração (2015), Na Cidade e Álbum de Família (ambas em 2016) – selecionam-se as imagens e convidam-se autores para que sobre elas especulem e nos tragam novos elementos históricos e de evolução do espaço físico da cidade, das suas vilas e aldeias, da Penha, para uma melhor compreensão das fotografias.

Segundo a organização, «O Verde a Preto e Branco» é, ao contrário das anteriores exposições, uma proposta que se reparte no tempo e no espaço em fases distintas, procurando em cada uma delas a exploração de afinidades entre as imagens e, no conjunto, a complementaridade entre três exposições distintas.

A última das exposições do ciclo deste ano terá por tema «As Vindimas» e decorrerá no Laboratório da Paisagem, entre 8 de Setembro e 3 de Novembro.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email