Verão é Jazz a partir de sábado em Guimarães
Tem início sábado em Guimarães mais uma edição do Verão é Jazz.Trata-se de um festival através do qual a Associação Convívio vem trazendo o jazz às Noites de Verão da cidade de Guimarães, num conjunto de espectáculos ao ar livre, sem qualquer custo para o público e que, este ano, se prolonga até ao próximo dia 12.
Esta festa do jazz inicia-se com um concerto de blues, a cargo da Judy Blue Eyes Band, ficando o fecho do festival, a 12 de Julho, no Paço dos Duques de Bragança, a cargo da MPBossa Tour, com André Rio / Roberto Menescal / Luciano Magno.
Pelo meio há ocasião de ter o quarteto de Ricardo Toscano, o mais exaltante músico da história do jazz em Portugal, no dia 9, um concerto no terraço do Cineclube de Guimarães, com o trio de Renato Dias, no dia 5. O consagrado guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira, com o convidado Paulo Barros ao piano no dia 7. Os alunos e professores da Escola de Jazz do Convívio, que animarão a tarde e noite do dia 2, bem como concertos com lugar para instrumentos solistas menos habituais, como é o caso da guitarra portuguesa, com o Trio Atlântida. No dia 4, o violino estará em destaque, numa homenagem a Tooths & Grappelli, no dia 10, e a harmónica cromática, neste último concerto e no do dia seguinte, numa homenagem a Ella Fitzgerald, na passagem dos 100 anos do seu nascimento.
Pelo meio ficam imensas propostas de grande interesse, como o piano solo de Marco Figueiredo, a 6 de Julho, com projecção de fotografias, cedidas pela Muralha, Associação para Defesa do Património e projecção da Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães. O Museu Alberto Sampaio é outra entidade que se associa ao festival, com a realização do concerto de encerramento no Paço dos Duques de Bragança. Haverá jam sessions no café concerto do Convívio, depois dos espectáculos e workshops de voz, improvisação e guitarra.
O Verão é Jazz, programado e organizado pelo Convívio, tem financiamento da Câmara Municipal de Guimarães.
Marcações: Cultura