Recriação do «Baptismo» de D. Afonso Henriques na abertura da Feira Afonsina
A Feira Afonsina começa esta quinta-feira e decorre até ao próximo domingo. Pelo terceiro ano consecutivo o certame coincidirá com o 24 de Junho, nos 889 anos da Batalha de S. Mamede. O Batismo de D. Afonso Henriques será o tema desta recriação histórica.«O Baptismo» é o primeiro momento de recriação. O espectáculo irá decorrer esta quinta-feira às 18h00, e amanhã, sábado e domingo às 11h00, 14h00, 16h00 e 18h00.
Nesta reprodução histórica, o "infante Afonso Henriques é baptizado na igreja de São Miguel junto ao Castelo". O momento "de grande importância para Guimarães" será celebrado com toda a pompa e circunstância havendo um cortejo com início no Castelo que se dirige à igreja onde acontece o baptismo. "Os acontecimentos terão lugar, quer no exterior quer no interior da igreja de São Miguel", havendo uma série de rituais que na idade média eram usados aquando de um baptismo. O espectáculo terá a duração de 25 minutos sendo a entrada livre mas condicionada ao levantamento de bilhetes - cinco por pessoa - na bilheteira do Paço dos Duques de Bragança.
«O Torneio» é o segundo momento de recriação. O espectáculo decorre esta quinta-feira, às 22h00, e amanhã, sábado, e domingo às 19h00. No jardim lateral do Paço dos Duques de Bragança irá recriar-se o torneio que tinha como objectivo escolher os homens mais fortes que ficariam com a "função de proteger o infante Afonso Henriques", sendo os cavaleiros da guarda de honra do infante. Este é um espectáculo que terá a duração de cerca de 45 minutos, sendo que a entrada é livre, mas condicionada ao levantamento de bilhetes - cinco por pessoa - na bilheteira do Paço dos Duques de Bragança.
O terceiro momento de recriação intitula-se «A Ceia». Decorre na Sala da Duquesa no Paço dos Duques de Bragança e é o único espectáculo que é pago. Aqui é servido um banquete em honra do infante D. Afonso Henriques, sendo que tem o preço de 25 euros por pessoa, e 12,50 euros para as crianças dos 4 aos 11 anos. Os espectadores participam nesta recriação estando à mesa com o conde D.Henrique, D. Teresa, o infante Afonso, o arcebispo de Braga D. Maurício Burdino, Egas Moniz de Ribadouro, padrinhos, aias e outros membros eclesiásticos e civis. «A Ceia» decorre nas noites de sexta-feira e sábado às 20h45.
Por último, o quarto momento de recriação é «O Baile» que irá decorrer no Claustro do Paço dos Duques de Bragança. Após a ceia, os espectadores são convidados a deslocarem-se para o átrio do Paço dos Duques de Bragança para um baile oferecido pelos pais de Afonso Henriques, D. Henrique e D. Teresa. Aqui também se poderão juntar as pessoas que não estiveram na ceia. Ao longo de 45 minutos D. Henrique estará a "dedicar danças aos membros mais ilustres que o acompanham e aos convidados". O espectáculo decorre nas noites de sexta-feira e sábado às 22h30. A entrada é livre no entanto condicionada ao levantamento de bilhetes - cinco por pessoa - na bilheteira do Paço dos Duques de Bragança.
Marcações: Cultura