Exposição «Um Século, Dez Lápis, Cem Desenhos» no Palacete Santiago

É inaugurada esta quarta-feira uma nova exposição temporária no Palacete Santiago.

Trata-se do projecto «Viarco Express», que partiu do encontro da Fábrica de Lápis Viarco com a Saco Azul e o Espaço Maus Hábitos, e que visa criar dinâmicas que fomentem a produção no campo das artes em Portugal.

A mostra reúne 100 desenhos que ‘registam o nosso património vivo e as relações entre artistas portugueses’. Partindo de uma regra simples, um vulgar jogo de estafeta, dez lápis foram entregues a ‘artistas cuidadosamente escolhidos’, a quem foi pedido que, utilizando o lápis, criassem um desenho e, concluindo o trabalho, escolhessem livremente das suas relações uma outra pessoa. 

O projecto envolveu nomes como Rui Chafes, Paula Rego, António Antunes e Siza Vieira, entre muitos outros.
A exposição já passou pelo Museu da Presidência da República, em Lisboa, pelo Museu da Chapelaria/Fábrica Oliva, em São João da Madeira, e pela Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, onde foi apreciada por milhares de pessoas.
Entretanto, a colecção foi adquirida pelo Hotel da Oliveira, que está a comemorar o 4º aniversário, e que agora a expõe em Guimarães, no Palacete Santiago, até 22 de setembro. A inauguração é esta quarta-feira, às 18h00. A entrada é livre.

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email