Feira Afonsina pretende ser o "mais relevante evento de recriação histórica do país"
Foi apresentada esta sexta-feira a sétima edição da Feira Afonsina. Nas arcadas do antigo Paços do Concelho foi apresentado o programa do evento que decorrerá entre os dias 22 e 25 de Junho. O tema principal será o episódio do Baptismo de D. Afonso Henriques.As principais novidades da edição deste ano terão a ver com a inclusão do Largo de Donães, bem como ao invés de haver apenas um momento de recriação história, serão quatro os momentos apresentados ao público. Serão eles o Baptismo de Afonso Henriques na Igreja de São Miguel, junto ao Castelo; o Torneio no jardim lateral do Paço dos Duques de Bragança; A Ceia na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança e O Baile no Claustro também do Paço dos Duques de Bragança. Todos estes momentos serão de entrada livre à excepção da Ceia.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, José Bastos, explicou que Guimarães não quer fazer o maior evento de recriação história do país mas sim organização "o mais relevante evento de recriação histórica do país".
São cerca de 200 os voluntários vimaranenses que participam este evento que está orçado em 200 mil euros, mas que segundo José Bastos, tem um "retorno directo de 50 mil euros", sendo que a juntar ao retorno indirecto "ultrapassará o valor do investimento". A Feira Afonsina é também um evento que valoriza o território, e eleva o turismo da região, privilegiando de um Centro Histórico que privilegia essa mesma recriação histórica, elogiou Sofia Ferreira da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte. Foi apresentada esta sexta-feira a sétima edição da Feira Afonsina. Nas arcadas do antigo Paços do Concelho foi apresentado o programa do evento que decorrerá entre os dias 22 e 25 de Junho. O tema principal será o episódio do Baptismo de D. Afonso Henriques.
Marcações: Cultura