Guimarães pode candidatar-se à organização do Festival da Eurovisão
Guimarães pode candidatar-se à organização da próxima edição do Festival da Eurovisão. Trata-se de uma possibilidade admitida pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.Em declarações ao Guimarães Digital, José Bastos explicou que o Município aguarda pela definição por parte da RTP do modelo organizativo do evento.
"A informação que temos é que nos últimos anos, esse modelo tem sido o do concurso público. Ora, se essa for a opção da RTP, a Câmara Municipal de Guimarães estará disponível para analisar o caderno de encargos para decidir se concorre à organização do Festival da Eurovisão do próximo ano em Guimarães", afirmou.
Neste momento trata-se, meramente, de uma possibilidade, na certeza de que "Guimarães possuiu condições logísticas para assumir uma organização desta natureza como ficou demonstrado em realizações anteriores".
Ainda de acordo com José Bastos e no mesmo contexto de hipóteses, a confirmar-se a candidatura e a organização do Festival da Eurovisão do próximo ano em Guimarães, isso significaria uma grande acção promocional do Município pela "enorme visibilidade e projecção que significa organizar um evento como o que está em causa".
"Trata-se de um evento de uma dimensão enorme, não apenas ao nível organizativo, mas também pelo número de pessoas que a ele assistem em todo o Mundo e, por isso, sem dúvida que seria sempre uma oportunidade de afirmação de Guimarães, de divulgação de um território que já é muito conhecido mas que procura sempre mais afirmação".
No entanto, o Vereador da Cultura, reitera a necessidade de aguardar pela definição da RTP e, se se confirmar o modelo do concurso, "será necessário medir os prós e os contras, ponderar o investimento necessário e o retorno que uma organização dessa natureza e, em conformidade com a análise, tomar uma decisão".
A organização do próximo ano do Festival da Eurovisão pertence a Portugal depois do triunfo de Salvador Sobral, com a canção «Amar pelos dois», na edição deste ano realizada em Kiev, na Ucrânia.
Marcações: Cultura