Símbolo dos Caminhos de Santiago gravado nas pedras do Centro Histórico
Declarado Percurso Cultural Europeu pelo Conselho da Europa, em 1987, o trajecto dos Caminhos de Santiago atravessa algumas das ruas e praças do Centro Histórico de Guimarães. A representação da concha de uma vieira está gravada em pedras de granito no chão e desperta cada vez mais a atenção dos turistas.Segundo o Vereador da Cultura, a iniciativa resulta de um projecto desenvolvido pela Câmara de Guimarães, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Ave cuja implementação estende-se a diversas freguesias. "A sinalética respeita as normas do Conselho da Europa para o Itinerário Cultural Europeu – Caminho de Santiago", indicou José Bastos, ao considerar que "não só se impõe a sinalização do percurso, como se requer que esta seja feita com a dignidade compatível com a importância deste caminho e em profundo respeito pela distinção atribuída ao Centro Histórico, inscrito pela UNESCO na lista de Património Cultural da Humanidade".
Por esse motivo, o responsável fez questão de salvaguardar que "em estreita relação com a qualidade que se tem imprimido aos espaços públicos, ao longo de anos de intervenção e reformulação, o símbolo que identifica os percursos – a vieira – surge gravado no granito dos pavimentos de forma a que resulte uma correcta e coerente integração no conjunto edificado que o percurso atravessa".
As conchas de vieira gravadas em baixo relevo podem ser identificadas em diversos locais no centro histórico: Largo do Toural, Rua Dr. Avelino Germano, Largo da Oliveira, Rua Gravador Molarinho, Rua de Santa Maria, Largo dos Laranjais e Porta de Santa Luzia, Largo Martins Sarmento (nos passeios), Rua de Camões, no cruzamento com a rua Rua Dr. Bento Cardoso, Rua Dr. Avelino Germano, na entrada junto ao Toural e junto à passadeira frente a Academia de Música Valentim Moreira de Sá, Rua da Rainha, junto ao cruzamento com a Rua Gravador Molarinho.
Marcações: Cultura