Revista «Monumentos» dedicada a Guimarães é apresentada esta sexta-feira no CCVF

A versão impressa do número 33 da revista «Monumentos», dedicada a Guimarães e publicada em 2013, vai ser apresentada publicamente esta sexta-feira.

A Monumentos 33, até agora apenas disponível em formato digital, conta com vários estudos e reflexões sobre a riqueza patrimonial vimaranense, do seu Centro Histórico aos projectos urbanísticos, à indústria da curtimenta, passando pelos edifícios notáveis ou pelas intervenções arquitectónicas mais recentes. Participam neste número vários investigadores e colaboradores especialistas das áreas em questão.
 

A revista, que teve o apoio institucional da Fundação Cidade de Guimarães, é uma publicação técnico-científica destinada à divulgação do património construído. No número dedicado a Guimarães, destaca-se a importância que a cidade assume, no presente como no passado, nos contextos regional e nacional, refletindo-se sobre a evolução, o desenho e as diversas funções assumidas pelo seu Centro Histórico até aos dias de hoje, sem esquecer o passado industrial da cidade.
 
A edição identifica, estuda e (re)interpreta alguns dos principais valores patrimoniais, como a Colegiada, a Pousada de Santa Marinha ou o Campus de Azurém, além de analisar experiências arquitetónicas e urbanísticas de construção, reabilitação, restauro e de valorização de iniciativa pública municipal, como a recente intervenção realizada no Largo do Toural.
 
A revista inclui um vasto conjunto de documentos fotográficos do património de Guimarães selecionado nos arquivos do SIPA - Sistema de Informação para o Património Arquitetónico, bem como cartografia especialmente concebida para esta edição, contando ainda com o valioso contributo de conceituados investigadores nacionais das áreas da arquitectura, da geografia e da história da arquitectura e do urbanismo.

A apresentação da revista está marcada para as 18h30, no Centro Cultural Vila Flor.
 


Marcações: Cultura

Imprimir Email