Exposição da Muralha abriu programa das Gualterianas 2016

As Festas da Cidade e Gualterianas 2016 já começaram. À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, uma exposição organizada pela Muralha - Associação para a Defesa do Património deu o mote para o programa que, no próximo fim-de-semana, intensifica-se com a realização de outras manifestações culturais.


«Álbum de Família» é a terceira exposição temporária da colecção de fotografia da Muralha (CFM), incidindo em retratos de família mas também sobre a palavra, sobre os textos que as imagens sugerem. 

As imagens expostas foram datadas num período que vai desde os finais do século XIX até aos anos 30 do século XX, sendo parte integrante da CFM. A autoria da maior parte das imagens atribui-se ao fotógrafo Domingos Alves Machado (1882-1957), proprietário das primeiras casas fotográficas em Guimarães - a Foto Moderna e a sua antecessora Foto Elétrica Moderna – e envolveram em um cuidado projeto de digitalização de suportes fotográficos antigos, os negativos, compostos por clichês fotográficos em que o vidro é o suporte de uma película composta por uma gelatina própria e brometo de prata que é fotossensibilizado no processo de fotografia, bem como um estudo contínuo de datação e identificação de pessoas e factos.
A mostra está patente no GuimarãeShopping.

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email