CIAJ inaugura exposição «Objectos Estranhos: ensaio de proto-escultura»
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugura um novo ciclo expositivo já esta sexta-feira, às 22h00. «Objectos Estranhos: ensaio de proto-escultura» é o título da exposição que irá celebrar no CIAJG a riqueza do território e da comunidade vimaranenses.A exposição “Objectos Estranhos: ensaio de proto-escultura”, que inaugura na primeira noite do mês de Julho, tem por objetivo reunir um amplo conjunto de peças do património religioso, popular e arqueológico da região de Guimarães, fazendo-as dialogar com peças de artistas contemporâneos.
Através da extensa paisagem de objetos expostos – que vão desde as pinturas de Mestre Caçoila até ex-votos em cera, passando por peças notáveis de alguns dos mais significativos espólios museológicos do Concelho, como é o caso de S. Torcato, S. Francisco ou Fermentões – pretende-se celebrar a riqueza, a pluralidade e a idiossincrasia de uma terra muito densa, através não só da reunião desses objetos mas, igualmente e sobretudo, de uma plêiade de convidados que, no âmbito e no interior da exposição, ajudarão a perceber as crenças, os hábitos e rituais que organizam a vida das pessoas.
Esta exposição contará com obras de Mestre Caçoila e Musa paradisiaca e ainda peças das coleções do Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, Museu da Agricultura de Fermentões, Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Associação Artística da Marcha Gualteriana, Igreja de São Domingos e obras gentilmente cedidas por colecionadores particulares.
Na mesma noite, aproveitando a ocasião, será ainda inaugurada a intervenção de Musa paradisiaca e performance de Pedro Calapez no âmbito da exposição “Labirinto e eco”, patente no piso 1 do CIAJG. Recordamos que “Labirinto e eco” é o mote da atual montagem da colecção permanente. Durante o período de um ano, as salas do piso superior do CIAJG vão acolher um extenso e variado conjunto de intervenções de artistas contemporâneos, convidados a dialogar com os notáveis objetos da coleção de José de Guimarães e outros entretanto reunidos no acervo da instituição.
Marcações: Cultura