VÍDEO: Guimarães comemorou 888 anos do Dia Um de Portugal

Guimarães assinalou, com pompa e circunstância, os 888 anos da Batalha de S. Mamede, Dia Um de Portugal.

O ponto alto das comemorações foi a sessão solene realizada no Paço dos Duques de Bragança, numa cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro.

Num "dia triste" pela decisão de saída da Reino Unido da União Europeia, António Costa sublinhou a importância de reflectir sobre o futuro da Europa sem comprometer a independência da cada estado membro.
Depois de considerar a Batalha de 24 de Junho de 1128 decisiva na construção da nacionalidade portuguesa, referiu-se à candidatura a Capital Verde Europeia para considerar Guimarães um exemplo por assumir projectos que consubstanciam os grandes desafios que a humanidade tem hoje pela frente. 

Na mesma sessão, o Presidente da Câmara falou do orgulho vimaranense pelo seu passado histórico e assumiu o compromisso de Guimarães continuar a trabalhar para construir o melhor futuro para os vimaranenses e, consequentemente, para os portugueses.

A sessão solene do 24 de Junho de 1128, serviu para homenagear seis personalidades pelo seu trabalho social em prol da comunidade vimaranense, ao serviço de diversas instituições, por decisão unânime do executivo Municipal vimaranense, a Noémia Carneiro, José Inácio Menezes, Novais de Carvalho, Belmiro Jordão, José Luís Fernandes e José Neves Machado.

O dia festivo ficou ainda marcado pela inauguração da reabilitação urbanísitca do Largo de Donães e pela reabertura da Torre de Menagem do Castelo de Guimarães com um Centro Interpretativo e medidas de segurança que permitem visitar em sewgurança aquele monumento que é símbolo emblemático da fundação da nacionalidade vimaranense.   

Marcações: Cultura, Video

Imprimir Email