Fátima Carvalho Dias é nova juíza da Irmandade da Lapinha
A Irmandade da Lapinha é dirigida por uma mulher. Fátima Carvalho Dias já tomou posse, sucedendo na direcção daquela instituição Florentino Cardoso que, nos últimos anos, presidiu à Comissão Administrativa."Por uma questão de fé". É desta forma que Fátima Carvalho Dias, historiadora, justifica o motivo que levou a assumir o cargo de juíza da Irmandade da Lapinha. "É a fé que me move, caracteriza e identifica", referiu ao GuimarãesDigital, fazendo questão de sublinhar a "ligação umbilical" que a prende àquele Santuário, localizado na freguesia de Calvos. "O meu pai nasceu perto do santuário, frequentei o 5º e 6º ano na escola de Calvos. E a Senhora da Lapinha tem uma presença muito forte no imaginário colectivo", refere, a propósito da Ronda Anual da Lapinha que se realiza no próximo domingo.
Como habitualmente, a secular manifestação de fé em honra da protectora das colheitas percorrerá um um trajecto com cerca de 20 quilómetros, num percurso que sai da Lapinha, passa pela Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e regressa à Lapinha.
A saída está agendada para as 13h00. Segue-se a ronda que chegará a Guimarães às 16h00, com pausa na igreja de Nossa Senhora da Oliveira, e saída às 17h30 rumo ao santuário, onde a cerimónia do Adeus deverá ocorrer pelas 20h30.
Marcações: Cultura