Exposição «Na Cidade» da Muralha mostra Guimarães do século XX

É inaugurada esta quinta-feira, na extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, uma exposição de fotografia da Muralha - Associação para a Defesa do Património.

«Na Cidade» é a primeira exposição da colecção de fotografia da Muralha no Museu de Alberto Sampaio e o concretizar de uma ligação inevitável. 
A colecção instala-se, assim, no Museu que guarda a história central da Cidade de Guimarães e se distingue por essa missão.

As imagens da exposição centram-se na Cidade, na sua anatomia urbana nas primeiras décadas do séc. XX, uma altura decisiva para a Cidade se reencontrar com ela mesma, para se aprumar do desleixo de séculos anteriores. 

O crescimento e embelezamento da cidade teve (quase) sempre presente a importância de Guimarães na história de Portugal e o empenho em tornar clara essa ligação. Daí que o respeito pelo património tenha sido o eixo central da evolução urbana que alcandorou o Centro Histórico da Cidade, já nos inícios do séc. XXI, à classificação de Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

Apesar do carácter dinâmico da colecção de fotografia da Muralha, que começa a resgatar e a estudar outros acervos e coleções particulares, bem como a incorporar olhares mais recentes sobre o espaço urbano e as pessoas que o habitam, esta é ainda uma exposição sobre o núcleo fundador da colecção, constituída por 5.646 clichês fotográficos em vidro, provenientes das casas de fotografia Foto Eléctrica-Moderna e Foto Moderna, de Domingos Alves Machado (1882-1957), ao qual se atribui a autoria da grande parte das fotografias da exposição.

Os textos da mostra são de António Amaro das Neves, António José Oliveira,Célia Pontes, Isabel Fernandes, Maria José Meireles, Miguel Bastos, Miguel Frazão e Rosa Maria Saavedra; as traduções de Leonor Campos e Manuela Campos.
A exposição que foi concebida por  Alexandra Xavier, Miguel Oliveira, Nuno Vieira e Rui Vítor Costa, tem inauguração marcada para as 18h00 e vai estar patente até 10 de Julho.

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email