Guimarães celebra esta segunda-feira Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Câmara Municipal de Guimarães comemora esta segunda-feira, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema «O Património do Desporto».

A “Caminhada pelo Património”, que envolve os Agrupamentos de Escolas do concelho, conduzirá os alunos pelo património de Guimarães, durante todo o dia, com a participação das escolas concelhias. A caminhada é realizada em colaboração com o Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento e Plataforma das Artes e da Criatividade.

Para o início da tarde, está reservada uma visita guiada, organizada pela Divisão do Centro Histórico da Câmara Municipal. Às 14h45, decorrerá a concentração na Loja Interativa de Turismo, na Praça de S. Tiago e, às 15h00, com um mínimo de cinco pessoas, tem início a respectiva visita. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

À noite, decorrerá a “Corrida do Património”, em colaboração com o movimento “Guimarães Corre Corre”. A concentração está marcada para as 20h30, na Plataforma das Artes, iniciando-se meia hora depois. A corrida percorrerá diversos monumentos e edifícios históricos de Guimarães, com passagem pela Sociedade Martins Sarmento, Jardins do Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Convento de Santa Clara, Biblioteca Municipal Raul Brandão e Paço dos Duques de Bragança. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Marcações: Cultura

Imprimir Email