Guimarães celebra esta segunda-feira Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
A Câmara Municipal de Guimarães comemora esta segunda-feira, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema «O Património do Desporto».A “Caminhada pelo Património”, que envolve os Agrupamentos de Escolas do concelho, conduzirá os alunos pelo património de Guimarães, durante todo o dia, com a participação das escolas concelhias. A caminhada é realizada em colaboração com o Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento e Plataforma das Artes e da Criatividade.
Para o início da tarde, está reservada uma visita guiada, organizada pela Divisão do Centro Histórico da Câmara Municipal. Às 14h45, decorrerá a concentração na Loja Interativa de Turismo, na Praça de S. Tiago e, às 15h00, com um mínimo de cinco pessoas, tem início a respectiva visita. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
À noite, decorrerá a “Corrida do Património”, em colaboração com o movimento “Guimarães Corre Corre”. A concentração está marcada para as 20h30, na Plataforma das Artes, iniciando-se meia hora depois. A corrida percorrerá diversos monumentos e edifícios históricos de Guimarães, com passagem pela Sociedade Martins Sarmento, Jardins do Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Convento de Santa Clara, Biblioteca Municipal Raul Brandão e Paço dos Duques de Bragança. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Marcações: Cultura