CPLP debate em Guimarães a projeção internacional da líingua portuguesa

Na comemoração dos seus 20 anos, a CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa discute esta quinta-feira, em Guimarães, a «Projecção Internacional da Língua Portuguesa».

Na sessão de abertura de nu seminário que decorre no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Coordenador da Comissão Temática do Observador da Língua Portuguesa, Eugénio Anacoreta Correia, salientou a importância de renovar o compromisso de afirmar a língua portuguesa no Mundo.

Sublinhando que celebrar a CPLP é celebrar a língua portuguesa, Anacoreta Correia lembrou que foi de Guimarães que o falar português se afirmou nos quatro cantos do Mundo.

A afirmação da nossa língua nos países de expressão portuguesa tem tido o contributo de várias entidades. É o que acontece com a Universidade do Minho. O seu vice-Reitor, Rui Vieira Castro, disse ser um desafio afirmar o português como língua de ciência e conhecimento.

Na sessão de abertura do seminário, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, expressou o propósito firme do Município vimaranense de continuar a fazer parte do processo de afirmação da língua portuguesa no Mundo.

O seminário "A CPLP e a Projecção Internacional da Língua Portuguesa" decorre durante esta quinta-feira com a discussão de diversos temas, nomeadamente «O português, língua de empreendedorismo e conhecimento» e «O português, língua de cidadania».
Participam no evento organizado pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, pela Universidade do Minho e pelo Município de Guimarães, representantes de diversos países de expressão portuguesa.
A sessão de encerramento está marcada para as 18h30.

Marcações: Cultura

Imprimir Email