Exposição «Das nossas gravuras» inaugurada esta sexta-feira na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento inaugura esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição «Das nossas gravuras». A mostra encerra o ciclo «Em volta das nossas gravuras».

Nesta exposição, que vai ficar patente até ao dia 28 de Fevereiro de 2016, um conjunto de gravuras da colecção da Sociedade Martins Sarmento será apresentado, juntamente com um pequeno núcleo (materiais e utensílios) dedicado à manufactura das gravuras, intitulado “Os Materiais da Gravura”. Este núcleo tem o apoio da ESAP – Guimarães.

“DAS NOSSAS GRAVURAS” encerra o ciclo “Em volta das nossas gravuras” no qual, numa série de três exposições obras de artistas plásticos contemporâneos – Margarida Lagarto, Pedro Proença e Gina Frazão – foram colocadas em diálogo com uma selecção de gravuras da Colecção da Sociedade.

No âmbito do programa da exposição, realizar-se-á, a 20 de Fevereiro, pelas 11h00, integrado nas “Conversas com café”, um colóquio informal subordinado ao tema GRAVURAS, a cargo da Doutora Joana Paradinha, Professora na ESAP – Guimarães, nas áreas de Técnicas de Impressão e de Desenho.

A Sociedade Martins Sarmento tem disponível para venda o catálogo «Em volta das nossas gravuras», profusamente ilustrado, que reúne quase 100 reproduções de gravuras da colecção e obras dos artistas plásticos que têm participado no ciclo, assim como uma monografia de Maria José Marinho de Queirós Meireles sobre a técnica da gravura em geral e sobre a colecção em particular. Com uma edição limitada de 150 exemplares, o catálogo, inclui ainda reproduções de 16 gravuras soltas.

Marcações: Cultura

Imprimir Email