Centro Histórico de Guimarães é Património Mundial há 14 anos

Guimarães comemora este domingo 14 anos da elevação do Centro Histórico à categoria de Património Mundial. Há muitas iniciativas a assinalar a efeméride.

A partir das 11h00, realiza-se a inauguração do projeto “As Paragens onde o Tempo Habita”, com uma visita guiada de autocarro, às intervenções artísticas em dezassete abrigos de paragens de transportes públicos no centro urbano de Guimarães

O percurso tem início no abrigo da Alameda S. Dâmaso (Norte), seguindo-se o da Rua de Santo António, Alameda da Universidade (2), Rua Teixeira Pascoais, Pavilhão Francisco de Holanda, Av. São Gonçalo (2), Alameda Dr. Mariano Felgueiras (em frente ao Hospital), Escola de Creixomil, Alameda Dr. Mariano Felgueiras (em frente ao GuimarãeShopping), Avenida D. Afonso Henriques, Largo República do Brasil (2), Alameda Abel Salazar (em frente à Escola Martins Sarmento), Rua Dr. R. Carvalho e Av. Cónego Gaspar Estaço (junto ao Tribunal).
 

Ainda no âmbito das comemorações do título da UNESCO, a edição de 2015 da revista de património “Veduta” é apresentada às 16 horas, na loja d’ “A Oficina”, na Rua da Rainha. Às 17h00, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, apresentar-se-á o Ensemble Vox Angelis. Meia hora depois, ilumina-se o património. Também às 17h30 horas terá início a Corrida e Caminhada Guimarães – Património Mundial, que terá cinco intervenções musicais ao longo do seu percurso.

O Museu de Alberto Sampaio associa-se às comemorações, com visitas guiadas aos seus espaços, entre as 10 e as 14h30… No Palacete da Praça de S. Tiago, há livros na Praça e ainda o Mercadejar no Museu.
Referência ainda para a iniciativa Música de Bebés, às 10h30, no Museu de Alberto Sampaio.


Marcações: Cultura

Imprimir Email