«Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques» comemoram restauração da independência nacional

Cumprindo a tradição, o Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques» promove esta segunda-feira a evocação da restauração da independência nacional, lembrando o 1º de Dezembro de 1640.

O aniversário da Restauração da Independência Nacional vai ser comemorado, a partir das 22h30. Depois de hasteadas as bandeiras, o desfile, com início às 22h45, na sede do Grupo Recreativo “Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, irá percorrer as principais ruas do Centro Histórico, com os participantes a entoarem o Hino da Restauração, seguindo em direção à estátua do Rei D. Afonso Henriques.

O percurso do cortejo tem o seguinte itinerário: Rua Gravador Molarinho (Sede dos “20 Arautos”); Rua da Rainha D. Maria II; Rua Alfredo Guimarães; Rua Egas Moniz; Largo Condessa do Juncal; Viela da Arrochela; Largo da Misericórdia; Rua Vale de Donas; Largo dos Laranjais; Rua das Trinas; Largo do Carmo; Rua Conde D. Henrique.

Junto à estátua do Rei D. Afonso Henriques, além dos discursos protocolares, o Grupo Coral de Azurém interpretará o Hino de Guimarães, o Hino da Restauração e o Hino de Portugal. No final deste momento solene, o regresso à sede dos “20 Arautos” será efetuado pelo Largo do Carmo, Rua de Santa Maria, Praça de S. Tiago e Rua Gravador Molarinho. No final, realiza-se a tradicional ceia para todos os participantes.

As comemorações da Restauração da Independência Nacional contam com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Grupo Coral de Azurém, Tun'Obebes, Tuna Afonsina, Centro Social Recreativo Cultural de Campelos, Sociedade Musical de Guimarães, Grupo Cultural e Recreativo “Os Trovadores do Cano” e C.N.E. – Corpo Nacional de Escutas.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email