«Pinheirinho» com o cortejo do Retábulo de São Nicolau nas ruas de Guimarães

O Cortejo do Retábulo de São Nicolau, também conhecido por «Pinheirinho», realiza-se esta sexta-feira, cumprindo-se uma tradição com 15 anos onde centenas de crianças de diversos jardins de infância da cidade de Guimarães saem à rua trajadas a rigor e ao som do toque nicolino, associando-se às comemorações das Festas Nicolinas.

A concentração decorrerá no Largo José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara Municipal, pelas 10h30. 

Depois, o cortejo, acompanhando a Comissão de Festas Nicolinas 2015, segue até à Capela de S. Nicolau, no Largo da Oliveira, onde será recebido pela respectiva Irmandade, que entregará o retábulo de São Nicolau. Depois, o cortejo segue para a Torre dos Almadas, sede dos Velhos Nicolinos, onde o retábulo ficará exposto durante as Festas Nicolinas.

O Cortejo do Retábulo de São Nicolau é uma organização dos infantários da cidade de Guimarães com a colaboração da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos, Irmandade de São Nicolau e Comissão de Festas, que este ano integra um dos membros que participou no desfile do “Pinheirinho” quando frequentava o infantário.

Nas escolas EB1 e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Fernando Távora vão ser recriadas as Festas Nicolinas.
A iniciativa marcada para sexta-feira é uma forma de divulgar e promover junto dos mais novos a tradição secular das festas dos estudantes de Guimarães.

Participam na iniciativa cerca de 200 crianças para uma recriação que começa a partir das 14h30, na EB1 de Caneiros, em Fermentões.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email