Guimarães comemora 150 anos de nascimento do Padre Gaspar Roriz
A Sociedade Martins Sarmento está a assinalar os 150 anos do nascimento do Padre Gaspar Roriz.O programa evocativo começou no passado dia 1 com uma romagem ao Cemitério Municipal da Atouguia à campa daquele ilustre vimaranense e prossegue sábado com uma sessão evocativa marcada para as 15h30 nas instalações da Sociedade Martins Sarmento e a inauguração de uma exposição bibliográfica e documental sobre o Padre Gaspar Roriz.
Nascido em Agosto de 1865, o Padre Gaspar Roriz destacou-se como promotor de actividades culturais das mais diversas, tendo assumido papel muito importante na dinamização de muitas instituições vimaranense.
Autor da letra do Hino de Guimarães, também se deve ao Padre Gaspar Roriz a Marcha Gualteriana, inicialmente designada de Marcha Milaneza.
Às comemorações da Sociedade Martins Sarmento associaram-se diversas entidades a que esteve ligado o homenageado, nomeadamente a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, A ACIG, a Irmandade de S. Nicolau, a Associação dos Velhos Nicolinos e a Comissão organizadora deste ano das Nicolinas, a Associação Artística da Marcha Gualteriana e ainda a União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião.
Marcações: Cultura