Padre Gaspar Roriz - autor do Hino de Guimarães nasceu há 150 anos

Passam este domingo 150 anos do nascimento do Padre Gaspar Roriz, uma das figuras incontornáveis das primeiras décadas do século XX em Guimarães, o autor da letra Hino da Cidade de Guimarães e o mentor Marcha Gualteriana.

Nascido na rua de D. João I, o sacerdote foi um dos grandes animadores das festas dos estudantes de Guimarães dedicadas a S. Nicolau. Escreveu pregões, compôs e ensaiou os textos das danças, dedicou diversas composições poéticas às festas. Dedicou-lhes também o Auto da Saudade, que compôs em 1920.

O seu nome é também indissociável das Festas Gualterianas, ou não fosse ele o autor da letra do Hino da Cidade de Guimarães, composto por Aníbal Vasco Leão para as festas de 1906, e o inventor da Marcha Gualteriana, que saiu à rua pela primeira vez nas festas de 1907.

"O Padre Gaspar Roriz se não foi grande pelo seu nascimento, foi-o pelo muito que fez à sua Terra", escreveu o jornal O Comércio de Guimarães, aquando da sua morte a 7 de Março de 1932. 

A União das Freguesias da Cidade de Guimarães evoca a sua memória. Em comunicado, o Presidente da Junta, Rui Porfírio, afirma: "todos sem hesitação deveremos lembrar o grande Vimaranense que foi o Padre Gaspar Roriz, Cantemos, em privado, em público, em Guimarães ou onde estiver um vimaranense pelo mundo, o HINO DE GUIMARÃES. É a  melhor homenagem que poderemos prestar a este grandioso Vimaranense".

Marcações: Cultura

Imprimir Email