Obra de Arménio Sá retrata acordo de paz entre Afonso IV e D. Pedro assinado em Guimarães

660 anos depois, o acordo de paz assinado em 1355, em Guimarães, entre D. Pedro «O Justiceiro» e seu pai Afonso IV, «O Bravo» está representado numa pintura de grandes dimensões colocada na Sala do Capítulo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.

A obra a óleo do artista vimaranense Arménio Sá retrata o acordo de paz promovido pela Rainha Mãe D. Beatriz, precisamente na instituição vimaranense onde foi celebrado, após uma desavença teve como causa próxima a relação amorosa entre D. Pedro e Inês de Castro.

Na cerimónia inaugural coube ao Presidente da Câmara o descerramento do pano colocado sobre a obra de arte. Domingos Bragança reconheceu "o mérito do artista" e enalteceu "o trabalho da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco".

Para o Ministro a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, Belmiro Jordão, a obra de Arménio Sá, "reforça o espólio artistico da instituição, muito procurada pelos turistas nesta época do ano".

Arménio Sá não escondeu a emoção e deu conta da dificuldade que sentiu "para transpor para a tela um episódio histórico de tão elevado significado".

Fotos: Jaime Machado/Direitos Reservados


Marcações: Cultura

Imprimir Email