Paço dos Duques de Bragança reforça liderança como o museu mais visitado no Norte do país
O Paço dos Duques de Bragança continua a ser o espaço museológico, sob a alçada da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), mais visitado no Norte de Portugal.O Paço Ducal recebeu no primeiro semestre deste ano 137.402 entradas, ou seja um aumento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2014, anunciou em comunicado aquela entidade.
Ainda em Guimarães, o Museu de Alberto Sampaio cresceu de forma exponencial, aumentando em 59,9% o número de visitantes. Uma subida que não está alheia ao facto de, no final de Julho passado, se ter inaugurado a Extensão do Museu de Alberto Sampaio, localizada no Palacete da Praça de S. Tiago.
No total, o número de visitantes nos sete museus sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte registou, durante o primeiro semestre de 2015, uma subida de aproximadamente 12,5% em relação ao período homólogo, totalizando 239.607 entradas. Um aumento que acompanha a tendência global do último ano em que a subida registada – apenas nos museus – foi de 9,7%, quando comparada com os dados de 2013.
A Direção Regional de Cultura do Norte desenvolve a sua atividade num território geográfico com caraterísticas únicas e onde, por exemplo, existem quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa.
Tem sob a sua alçada o Museu do Abade Baçal (Bragança), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), Museu dos Biscainhos (Braga), Museu de Lamego, Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães).
Marcações: Cultura