FOTOS: Salas de ensaio para bandas inauguradas no Teatro Jordão

Oito salas de ensaio para bandas foram inauguradas neste dia 24 de Junho, no Teatro Jordão. Esta valência cultural destinada à criação musical ocupa toda a cave do imóvel.

Na cerimónia inaugural, Presidente da Câmara teve a oportunidade de percorrer os diferentes estúdios e assistir a momentos de ensaio de alguns artistas. O Autarca considerou que está dado o primeiro passo para a regeneração total daquele edifício. "Estou maravilhado com o talento que encontrei aqui", afirmou Domingos Bragança, felicitando os artistas que demonstraram com as suas actuações as potencialidades e características do espaço.

O Vereador da Cultura, José Bastos, explicou que o regulamento de funcionamento será apreciado amanhã durante a reunião do executivo municipal, ficando depois a utilização das salas de ensaio acessível a qualquer grupo musical.

Os estúdios têm o pavimento revestido a alcatifa acústica, com tratamento anti-fogo, em cor cinza, e as paredes e tecto têm dois níveis: um primeiro, de contacto directo, em chapa de aço galvanizado cinza (textura e densidade diferente entre os tectos e as paredes) e um segundo plano, recuado, ora em placas de gesso cartonado (paredes) ou em tecto falso acústico.
 

A chapa de aço distendido das paredes serve de suporte às mais variadas solicitações acústicas e funcionais das salas, servindo de suporte, por exemplo, a painéis acústicos, de tipos variados, a mesas para colocação de mesa de mistura e outros equipamentos áudio.
 
Esta solução permite uma utilização livre dos paramentos, garantindo o mínimo de solicitações de perfurações nos paramentos e tectos, uma vez que a estes é exigida a função de insonorizar o mais possível estes espaços.
 
Pretende-se que os diversos estúdios possam funcionar em simultâneo sem que haja passagem de ruído quer entre salas, quer com o restante edifício, permitindo uma utilização absolutamente autónoma do restante edifício. A conclusão da obra permite, também, «pôr fim a uma fase de degradação do Teatro Jordão, iniciando o seu ciclo de recuperação urbanística e funcional», 

 


Marcações: Cultura

Imprimir Email