Ministro da Saúde inaugurou em Vila Flor exposição com trabalhos do pai

O Ministro da Saúde esteve este sábado em Guimarães.

Paulo Macedo marcou presença na inauguração da exposição “Traço, Risco, Mancha” que reúne trabalhos de seu pai, Moita Macedo.
Aproveitando a sua presença em Guimarães, o Ministro da Saúde jantou com o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, num encontro que serviu para abordar questões relacionadas com a saúde no Concelho.

Pintor e poeta, José Albano Pontes Santos Moita Morais de Macedo nasceu a 17 de Outubro de 1930, em Benfica do Ribatejo. Cresceu no seio de uma família tradicional. De 1954 a 1957 cumpriu o serviço militar na Índia Portuguesa, contactando com artífices e artistas, trabalhando com eles o barro e o marfim. Em 1959 iniciou a sua actividade profissional nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde trabalhou durante 24 anos. Em 1963 conheceu Almada Negreiros na Cooperativa Gravura, a qual frequentou durante dois anos. Com Almada, estudou e fez as primeiras experiências em gravura riscada sobre o vidro. Em 1965 conheceu Artur Bual, que viria a influenciar a sua pintura. Entre 1979 e 1983 impulsionou as exposições de Pintura na Codilivro. Em 1980 organizou, conjuntamente com Artur Bual e Francisco Simões, a exposição Viagem ao Mundo da Linha, da Forma e da Cor. Em 18 de Maio de 1983, morreu em Lisboa.

 
A exposição de Moita Macedo, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães, patente no Palácio Vila Flor, poderá ser visitada de terça a sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 19h00, até 25 de Julho.


Marcações: Cultura

Imprimir Email