«Feira Afonsina» realiza-se em Junho e terá área alargada

A «Feira Afonsina» vai, pela primeira vez, realizar-se em Junho, ao contrário do que aconteceu nas últimas quatro edições. A proposta da 5ª edição foi esta manhã aprovada na reunião do executivo municipal vimaranense.

Assim, em vez de Setembro, a feira que faz Guimarães recuar até ao período histórico da génese da nacionalidade portuguesa, recriando os usos, costumes e tradições vimaranenses da época medieval, vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Junho.

O Município explica que a alteração se fica a dever à «instabilidade climatérica verificada nos últimos anos», que no ano passado ditou mesmo o seu adiamento em uma semana, e ao «desejo de fazer coincidir a realização da Feira com o período em que tradicionalmente se celebra em Guimarães a Batalha de São Mamede e o Primeiro Rei de Portugal».

A «Feira Afonsina» será alargada, pela primeira vez, aos largos da Misericórdia e Condessa do Juncal e à Rua Dr. Avelino Germano. Com esta medida, a organização pretende diversificar ainda mais o evento nos conteúdos e na oferta, assegurando ao mesmo tempo mais conforto aos visitantes, que, espera, «cresça consideravelmente».

Em 2015, os momentos de recriação histórica incidirão sobre a «Carta de confirmação do Foral de Guimarães», outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques a 27 de Abril de 1128, que arautos anunciarão pelo burgo no decurso de toda a Feira.

Marcações: Cultura

Imprimir Email