Dados de 2014 confirmam tendência crescente nos números do turismo em Guimarães
No ano passado, a ocupação hoteleira em Guimarães voltou a crescer, registando um aumento de quatro pontos percentuais.A subida também se verificou no número de visitantes a equipamentos culturais da Cidade. Esta é uma tendência da última década, revelam os dados agora conhecidos, apenas suplantada pela força da Capital Europeia da Cultura, em 2012.
Guimarães continua a ser o destino predileto de milhares de turistas, ocupando mesmo um plano de destaque na região Norte. Quem anda pelas ruas da Cidade-Berço facilmente constata essa realidade. Turistas, nacionais e estrangeiros, passeiam pelo Centro Histórico elevado a Património Cultural da Humanidade pela Unesco em 2001. O percurso continua, sempre a subir, em direcção à Colina Sagrada, onde se situa uma das Maravilhas de Portugal: o Castelo de Guimarães, símbolo da fundação de Portugal. Os atractivos são muitos e estendem-se até à Montanha da Penha, a S. Torcato ou à Citânia de Briteiros.
Em 2014, a taxa de ocupação hoteleira, o dado mais relevante e fiável para uma análise mais correcta dos números do turismo, foi de praticamente 55%. Um número que confirma uma evolução crescente, segundo os dados fornecidos pelas principais unidades hoteleiras do Concelho, que em conjunto representam cerca de 70% da oferta hoteleira - Pousada de Santa Marinha da Costa, Hotel da Oliveira, Hotel de Guimarães, Hotel Fundador, Villa Hotel, Hotel do Toural e Hotel IBIS.
2014 é, por isso, o ano de maior valor de registo de ocupação-quarto na hotelaria dos últimos 10 anos, com excepção, claro está, de 2012, ano da Capital Europeia da Cultura. Apesar de um aumento de capacidade de oferta de alojamento, não só em hotelaria como em outras modalidades, como hostels, cujos dados ainda não estão incluídos nesta análise, o Concelho tem mantido taxas médias acima dos 50%.
Os números agora conhecidos, incluem também a Loja Interativa, visita quase obrigatória para aqueles que chegam a Guimarães pela primeira vez. Espanha continua a ser o principal mercado emissor de visitantes (36%). A maior parte oriundos da província espanhola mais próxima e com melhores acessibilidades a Guimarães – a Galiza (23%). Ao mesmo nível estão os turistas provenientes de Madrid, província espanhola com a maior população residente, seguindo-se Castela e Leão (11%), Catalunha (9%), País Basco (7%), Andaluzia (6%), entre outras.
França (18%), Portugal (13%) e Brasil (6%) seguem-se no ranking de nacionalidades que integram os registos da loja situada na Praça de S. Tiago. A este nível destacam-se os turistas brasileiros que mais do que duplicaram o total de visitantes (5.272) relativamente ao ano anterior. A análise estatística revela ainda que o período entre Maio e Setembro é o que regista maior número de visitantes na Loja Interativa. Estes cinco meses representaram, no ano de 2014, 65% do total de visitantes.
A afluência de visitas a equipamentos culturais, nomeadamente aos principais, o Museu do Paço dos Duques de Bragança, o Museu de Alberto Sampaio e Plataforma das Artes e Criatividade, também registou um aumento significativo (8,1%) do número de visitantes, totalizando 316.476.
Os dados estatísticos revelam ainda que também o portal direccionado para os turistas (www.guimaraesturismo) tem crescido no número de visitas, ascendendo a quase 900 mil.
Marcações: Cultura