VÍDEO: «La Vida es sonho» sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF esta noite

Este sábado, às 22 horas, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe a peça «La vida es sonho», clássico de Pedro Calderón de la Barca, expoente máximo do século de ouro espanhol.

A peça resulta de um encontro entre vários mundos e de um encontro entre duas companhias: a de João Garcia Miguel e o Teatro Oficina.  
 

O que Pedro Calderón de la Barca propõe, é uma peça de teatro que desenvolve uma ideia com muitas ramificações e uma potência de mudarmos o mundo e a nós mesmos. Tudo isto está contido no título que é um poema: «A vida é sonho».

«A questão do sonho é fundamental, como uma matéria importante para o que somos, para a vida, o dia a dia, para nos reinventarmos», explica assim João Garcia Miguel a vontade para materializar este texto. Uma obra que levanta as questões da época barroca com cenário e encenação dos dias de hoje.
 
«La vida es sonho» mistura no título o português e o castelhano numa alusão ibérica e europeísta, mas remetendo também a um tempo em que Portugal e Espanha eram um só império. «Este A Vida é Sonho, escrito ainda por cima numa Espanha que então também incluía Portugal, parece-me um sonho muito ibérico acerca de um território encurralado numa ponta da Europa que atualmente já nem sabe de que língua é. É um desafio pegar nesta história do teatro que se tornou já literatura e ir lá reconhecer temas que têm muito a ver com a genealogia do meu teatro, como a questão da liberdade interior e da relação com o mundo e com os outros, que me apaixonam», justifica o encenador.

Dirigida e encenada por João Garcia Miguel, «La vida es sonho» é uma co-produção da Companhia João Garcia Miguel, do Teatro Oficina e do Teatro-Cine de Torres Vedras. A peça conta com a co-direção e adaptação de texto de Marcos Barbosa, director artístico do Teatro Oficina.


Marcações: Cultura

Imprimir Email