«Neste Natal - poemas e presépios» apresentado na extensão do Museu de Alberto Sampaio

Esta quarta-feira é apresentado o livro «Neste Natal - poemas e presépios», de Frei Lopes Morgado.

A cerimónia de apresentação da obra, está marcada para a extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, pelas 18 horas.

O Natal é um dos temas dominantes na poesia de Lopes Morgado. Dos 10 livros de poesia publicados, de um total de 24 obras, três deles são de Natal, além de um outro com cinco Autos de Natal. Por isso, não se estranha que o autor, depois de lançar em Abril «Dou-te a minha palavra», edite agora «Neste Natal – poemas e presépios».

Num Posfácio (p.82), Lopes Morgado lembra a 1ª edição deste livro nas Paulinas, em 1989, com uma tiragem de 3000 exemplares. Mas, nesta edição, 146 imagens a toda a cor acompanham os poemas, bastante mais numerosos. São imagens da Coleção «Evangelho da Vida», com mais de 1300 presépios, que os franciscanos capuchinhos têm vindo a acolher, organizar e expor desde 1993, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, por iniciativa de Lopes Morgado. «Com as imagens, esclarece o autor, não pretendemos ilustrar os poemas, embora fizéssemos algum esforço de aproximação. Qualquer feliz coincidência – é a mais valia de ter, aqui, dois livros num só.»

Marcações: Cultura

Imprimir Email