Graça Morais inaugura exposição retrospectiva na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento vai inaugurar, este sábado, uma exposição retrospectiva da artista Graça Morais. «Ritos e Mitos - Quarenta Anos Depois - 1974/2014» é o título da mostra que ficará patente na sala de exposições daquela instituição até ao final do mês de Janeiro do próximo ano.

A artista Graça Morais já está em Guimarães e espera na cerimónia inaugural ter a oportunidade de rever os alunos - agora adultos - que teve na Escola João de Meira, onde foi professora nos anos setenta do século XX. O evento está agendado para as 18h30.

A exposição mostra «rostos e gestos, tramas narrativas de sacralidade e morte, cenas de trabalho e rituais, acusam as marcas de uma obra que, não obstante a variação de estratégias formais e criativas que mobiliza, não abdica do real como referência, que aqui é feito de terra e de mistérios ancestrais e tem profunda ligação à memória e aos afectos. Transfigurado ou metamorfoseado através da distorção e da sobreposição de linhas e formas, capazes de desencadear distintos níveis de leitura, cada obra é metáfora pictórica não só do encontro com o Trás-os-Montes de Graça Morais, mas da interpretação e da inquietante reflexão que, a partir deste território antigo em iminente desagregação, a artista faz do mundo».


Em permanente reinvenção e revisitação de temas e abordagens, a obra de Graça Morais tem vindo a desenvolver-se, ao longo destes quarenta anos, a partir de uma linguagem muito própria, assente em múltiplas derivações e em sucessivas deambulações criativas, que se sobrepõem, combinam ou interrompem e fazem dela uma obra à parte, inconfundível, no contexto da arte contemporânea portuguesa”.

A exposição, comissariada por Jorge da Costa, «é ampla, reunindo, no domínio do desenho, actividade dorsal do seu processo criativo, uma selecção de trabalhos emblemáticos de séries como, Marias, Metamorfoses, Procissão ou Desenhos de Abril, permitindo, de algum modo, o reencontro com uma grande variação de temas e estilísticas já tratados por Graça Morais».


A exposição ficará patente até 31 de Janeiro do próximo ano, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 17h30.

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email