Castelo de Guimarães é o monumento mais visitado no Norte do País

O Castelo de Guimarães foi o monumento mais visitado no Norte do País no primeiro semestre deste ano.

De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Estado da Cultura, ao longo dos primeiros seis meses de 2014 passaram pelo Castelo vimaranense, eleito uma das «Maravilhas de Portugal», 138 mil pessoas. Aquele que é um dos símbolos da Cidade Berço e da fundação da nacionalidade portuguesa, recebeu por dia, em média, 762 visitantes. 

Uma revelação que "não surpreende, mas é motivo de orgulho" para o director do espaço, Flávio Vieira, que explicou ainda à Rádio Santiago que "a carga simbólica e histórica do monumento e o bonito Centro Histórico de Guimarães" ajudam a explicar a cada vez "maior atractividade" de quem escolhe a nossa cidade para uma visita, que é cada vez mais obrigatória. 

E se o Castelo de Guimarães lidera a tabela dos monumentos sob a tutela do Secretário de Estado da Cultura, o Paço dos Duques de Bragança também figura no topo da lista com um acumulado de 120 mil visitantes. 

Nos primeiros seis meses do ano houve um aumento de 177 mil visitantes nos museus, monumentos e palácios de todo o país, o que corresponde a um acréscimo de 8% face a igual período do ano passado. No total já passaram por estes equipamentos culturais do Estado quase 2,4 milhões de pessoas. O Mosteiro dos Jerónimos é o monumento mais visitado, com 368 mil entradas, segue-se a Torre de Belém e o Museu Nacional de Arte Antiga, com 242 mil e 143 mil visitantes, respectivamente.

Marcações: Cultura

Imprimir Email