Guimarães recebe a antestreia mundial da nova criação de João Paulo dos Santos

Esta noite, às 22 horas, João Paulo dos Santos traz ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a antestreia mundial da sua mais recente criação, «Abril».

Artista circense no mastro chinês, radicado em França há vários anos, João Paulo dos Santos surge neste espectáculo, pela primeira vez em palco, ao lado da sua companheira Elsa Caillat, acrobata na corda vertical.

A inspiração para este espectáculo surge da relação do artista com O Espaço do Tempo, centro de residências artísticas em Montemor-o-Novo. Numa dessas residências, João Paulo dos Santos descobriu um novo espaço, a vila abandonada de Safira. A paisagem desta vila, perdida no esquecimento, foi o ponto de partida para delinear os contornos deste espetáculo que se cruza com os quadros de Edward Hopper, pintor americano cuja obra dança em torno da paisagem e da solidão. Tendo o circo como ferramenta e linguagem artística, João Paulo dos Santos e Elsa Caillat decidem fundir os seus universos para criar algo novo e singular.

Neste novo espectáculo, os artistas tentam aprofundar a relação íntima entre duas pessoas que estão ligadas por um quotidiano mas que têm perspectivas diferentes do mesmo, tratando a proeza física ao mesmo nível do gesto ou ação do quotidiano. Trata-se de encontrar um ponto comum para transcrever a evidência de um encontro. O desafio será de explorar juntos o espaço cénico. É agora que se vão despir sem tirarem a roupa, deixar dançar a alma mais que o corpo só.

Marcações: Cultura

Imprimir Email