Secretário de Estado da Cultura inaugurou extensão do Museu Alberto Sampaio

O Secretário de Estado da Cultura inaugurou a extensão do Museu de Alberto Sampaio. As instalações ficam situadas no renovado Palacete de S. Tiago, edifício situado em pleno Centro Histórico de Guimarães.

Durante a cerimónia inaugural, realizada este sábado à tarde, Jorge Barreto Xavier elogiou o trabalho de recuperação do emblemárico edifício que amplia a oferta cultural existente em Guimarães. Depois de ter ouvido o Presidente da Câmara de Guimarães a reiterar a necessidade de criar uma rede de articulação entre os diferentes equipamentos culturais existentes na Cidade, o governante manifestou-se disponível para esse trabalho de cooperação.

O renovado Palacete de S. Tiago abriu as portas com uma exposição de arte têxtil contemporânea japonesa e que integra a segunda edição da Contextile 2014. Para o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, a inauguração da extensão do Museu constitui "um momento de festa" porque o Centro Histórico ganhou mais um edifício recuperado e porque foi possível ultrapassar os constrangimentos que impediram a abertura há mais tempo da extensão do Museu de Alberto Sampaio. "É um edifício que honra o trabalho de reabilitação que está a ser feito e fortalece ainda mais a riqueza arquitectónica do Centro Histórico e, em particular, da Praça de S. Tiago", disse.

A nova extensão abriu com uma exposição da Contextile - Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea. A mostra vai dinamizar o espaço até ao próximo mês de Outubro.

A cerimónia de abertura deste espaço atraiu centenas de pessoas que tiveram oportunidade de percorrer o edifício onde o Museu de Alberto Sampaio dispõe de espaço para as suas exposições temporárias, para as reservas, serviços administrativos e espaço destinado à investigação. 

 

 

Marcações: Cultura

Imprimir Email