Sociedade Martins Sarmento inaugura exposição de pintura de Nadir Afonso

A Sociedade Martins Sarmento prossegue com o «Ciclo dos Grandes Pintores». A exposição «A emoção da geometria» vai mostrar na sede da instituição a pintura de Nadir Afonso. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, ficando patente até ao dia 14 de Outubro.

Depois de ter apresentado os trabalhos dos mestres Júlio Resende e José Rodrigues, o programa «Ciclo dos Grandes Pintores», organizado pela Sociedade Martins Sarmento continua a divulgar e promover perspectivas múltiplas sobre a arte contemporânea. Agora, é a vez de partilhar com o público a obra do artista Nadir Afonso. A inauguração está marcada para as 18h30, esta sexta-feira, na sede da instituição. 

A exposição reúne um conjunto de telas cuidadosamente seleccionadas pela Fundação Nadir Afonso, por períodos, decénios e estudos, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer melhor o seu trajecto. Nadir Afonso, artista impar do pensamento e da arte portuguesa do século XX.

“A sinceridade, a modéstia, a obstinação, a acutilância, a generosidade, a sabedoria, orientaram-o ao longo de uma vida de experiências e sucessos”, refere a instituição na apresentação da exposição que proporcionará uma oportunidade para conhecer o trabalho do artista que nasceu em Chaves a 4 de Dezembro de 1920 e morreu a 11 de Dezembro de 2013.

“Nadir Afonso fez o curso de arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. “Curiosamente, dizia que nunca se sentiu arquitecto, quando só alguém notável nesta área poderia ter, como ele teve, o privilégio de trabalhar com os melhores do mundo – primeiro em França, com Le Corbusier (1948-1951), depois no Brasil com Óscar Niemeyer (1952-1954).

Marcações: Cultura

Imprimir Email