Extensão do Museu de Alberto Sampaio na Praça de S. Tiago inaugurada no sábado

A extensão do Museu de Alberto Sampaio vai ser inaugurada, no próximo sábado, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura.

O renovado Palacete de S. Tiago abre as portas com uma exposição de arte têxtil contemporânea japonesa e que integra a Contextile 2014. A inauguração está marcada para as 17h00.

Para além da extensão do Museu de Alberto Sampaio, a partir do próximo sábado, a Contextile - Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea vai dinamizar Guimarães até 11 de Outubro, com várias exposições em diferentes espaços da Cidade: Casa da Memória, Paço dos Duques de Bragança, Instituto de Design de Guimarães e Plataforma das Artes e da Criatividade.

A cerimónia de inauguração da Contextile realiza-se, às 18h00, na Casa da Memória, e vai contar igualmente com a participação do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, do vereador da Cultura de Guimarães, José Bastos, do Embaixador do Japão em Portugal e do Cônsul da Alemanha em Portugal. Uma delegação de artistas japoneses e parceiros da Estónia, Lituânia e Espanha também marcarão presença no evento.

Durante a cerimónia de abertura será anunciada a obra vencedora do Prémio de Aquisição da Exposição Competitiva Internacional, assegurada pela Câmara de Guimarães.

Uma exposição internacional com 50 artistas de todo o mundo; uma mostra de países convidados — Espanha, Lituânia e Estónia; uma exposição sobre “as fibras têxteis do futuro” com artistas do Japão e uma retrospectiva da obra têxtil da artista portuguesa Margarida Reis; uma mostra de trabalhos de alunos de três escolas artísticas nacionais; e uma exposição que resulta de uma residência artística que “casa” o bordado de Guimarães com a arte contemporânea são os principais destaques da segunda edição da bienal de arte têxtil contemporânea.

Para além das exposições fazem ainda parte do programa o debate «O que é isso da arte têxtil contemporânea?», aberto aos visitantes da bienal, o workshop «Desenhar com Fios», com a artista norte-americana Cindy Steiler, e uma intervenção pública, no Porto, no âmbito da MODtissimo.


Marcações: Cultura

Imprimir Email