Sociedade Martins Sarmento promove visita às escavações arqueológicas na Citânia de Briteiros
A Sociedade Martins Sarmento promove este mês escavações arqueológicas na Citânia de Briteiros. A iniciativa realiza-se em cooperação com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.A campanha que está a decorrer na Citânia retomou a escavação das valas de sondagem abertas em 2009 e 2010, que serão concluídas este ano, além de alguns trabalhos de manutenção necessários.
Sete estudantes de Arqueologia, nomeadamente 6 alunos da Universidade do Minho, em estágio prático, e um aluno da Universidade de Barcelona, acompanham Gonçalo Cruz (arqueólogo da SMS) e José Antunes, numa intervenção projectada e coordenada por Gonçalo Cruz e por Maria Manuela Martins, da Universidade do Minho. Francisco Sande Lemos, membro do Conselho Científico da SMS, presta assessoria científica a esta intervenção.
As sondagens presentemente em escavação incidem numa unidade habitacional denominada "de tipo domus", a qual terá sido edificada e habitada entre finais do século I a. C. e inícios do século I da nossa Era e terá pertencido a um certo Auscus, conforme a epígrafe recolhida em 2009 no mesmo espaço.
A Sociedade Martins Sarmento promove quarta-feira uma visita à área das sondagens arqueológicas, pelas 18h30. Todos os interessados poderão assim apreciar a área onde decorrem os trabalhos e contactar com a equipa de arqueologia que se encontra a trabalhar no local.
Marcações: Cultura